Livro “Maternidade e o Encontro com a própria Sombra”, de Laura Gutman

por Josie Zecchinelli em 31/01/2011

Agora traduzido para o português, o livro da escritora e terapeuta familiar argentina Laura Gutman é uma importante colaboração para uma maternidade mais consciente. O livro traz uma profunda reflexão sobre a responsabilidade que é criar uma criança e ao mesmo tempo o potencial de transformação que a experiência da maternidade pode trazer para a mulher.

Nas palavras de Laura Gutman:

“Este livro foi escrito para mulheres. Não é um guia para mães desesperadas, mas um lugar de descanso na estrada, onde podemos pensar sobre nós mesmas enquanto mães, criando nossos filhos com nosso lado ensolarado e nosso lado sombra, emergindo e expandindo de nossos vulcões internos.

Muitos aspectos escondidos de nossa psique feminina são expostos e ativados com a chegada de nossos filhos.  Estes são momentos reveladores de experiências mística, se formos capazes de experimenta-los como tal, e se tivermos suporte para confronta-los. Esta é uma oportunidade para olhar para as idéias pré-concebidas, os preconceitos e atitudes autoritárias embutidos em nossas opiniões sobre maternidade, criação de filhos, educação, relacionamentos familiares e comunicação entre adultos e crianças.

Nessas páginas encontraremos palavras para nomear o indefinível: os estados alterados de consciência do pós-parto, os campos emocionais em que entramos com nossos bebês, a inevitável insanidade e aquele sentimento de não mais nos reconhecermos. Convido você a pisar comigo nessa estrada, com a liberdade de colher apenas o que possa lhe ajudar ou dar suporte.  Espero que este livro contribua para gerar mais questões, criar mais espaços para a sincera troca entre mulheres e facilitar encontros, comunicação e solidariedade.”

Veja também:

  • ---

Um comentário

  1. Maria Emília disse:

    Aparentemente esse livro trata de algo que descobri ao me tornar mãe. Primeiro biologica, depois, emocional. Continuo me deparando com minha sombra e vivendo situações incríveis, inesperadas, inimagináveis. Muitas agradáveis, muitas não. Em todas aprendo a ser mais… eu mesma.

    Avalie:   Positivo 4 Negativo 0

A sua opinião conta muito.

Participe! Deixe um comentário nesta página: