Curso
Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério

para profissionais da assistência à saúde materno-infantil

:: Datas : 
em São Paulo, no GAMA, teremos uma turma em 2019:
13 a 15 de dezembro

:: Horário: 08:30  – 18:00h (carga-horária total de 24 horas)

Inscrições Abertas

Sobre meu depoimento sobre o curso, só tenho a agradecer. O conteúdo que foi passado para mim foi bem importante, falar de um assunto tão profundo e pesado, de uma forma leve. Também foi muito importante momentos de conexão interior, acesso a sensações, estas que posteriormente despertaram em mim sentimentos guardados, de uma época difícil e me permitiu resignificar, desta maneira, o curso atingiu níveis que eu não buscava, nem esperava, fui atrás apenas de mais teoria e conhecimento, e sai mais fortalecida pessoalmente, com a permissão da minha força e capacidade, tudo isso de forma leve e suitil!
Gratidão
Ana Carolina Urban Amaral

:: Objetivos: proporcionar conhecimento e reflexão teórico-vivencial sobre o contexto psíquico/emocional que permeia a gestação, o parto e puerpério. Capacitar os profissionais de saúde que trabalham com este público para o atendimento focado no acolhimento e respeito às necessidades emocionais específicas das mulheres, bebês e respectivos companheiros nestas fases de suas vidas . Capacitar os profissionais para oferecer primeiros socorros emocionais em situações de crise.

:: Proposta 
O termo Psicologia Pré e Perinatal ainda é pouco conhecido no Brasil e trata das especificidades do psiquismo durante a gestação, parto e puerpério. Gestação, nascimento e o pós-parto são etapas fundamentais da constituição da vida psíquica de um indivíduo, assim como momentos marcantes para a vida psíquica da mulher. As interferências, traumas e marcas emocionais destas vivências podem interferir na relação entre mãe e bebê, na relação do casal, da mulher com a família, com seu trabalho e em sua auto-estima e auto-imagem. O entendimento deste panorama emocional específico e a reflexão sobre a perspectiva da mulher e do bebê nas diversas experiências e rotinas que fazem parte de nossa realidade cultural/biomédica acerca da gestação, do nascimento e puerpério, são fundamentais para pensarmos numa prática profissional terapêutica e, em especial, preventiva, psicoprofilática.

:: Público Alvo: Psicólogas, Estudantes de Psicologia, Enfermeiras, Médicos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Educadoras Perinatais e Doulas. Estudantes.

:: Mães de bebês: Não será possível trazer bebês e crianças para o curso. Após passarmos por diversas situações em nossos cursos, chegamos à conclusão que confinar um bebê durante dias a fio a um espaço limitado, com um cuidador que não é sua própria mãe, acaba gerando um estresse que vai contra tudo o que acreditamos em relação aos cuidados com bebês. Por isso optamos por não mais permitir a presença de bebês durante os cursos que durem mais que 1 dia. Caso esteja amamentando, sugiro que priorize o bebê neste momento e reserve um tempo de qualidade mais tarde, em outra época, para se dedicar exclusivamente à sua própria capacitação profissional.

:: Certificação
– Certificado comprovando horas aulas para quem tiver participado de 100% das aulas.

:: Preço:
R$ 810,00
Para inscrever-se no curso que acontecerá em São Paulo, e ver condições para pagamento, você deve acessar o site do GAMA, clique no botão Inscrição São Paulo)

Valor para pagamento à vista, com desconto: R$ 780,00 (até 13/11)

:: Programa

– Integrando fisiologia, psiquismo e um olhar sistêmico acerca do universo emocional da gestação ao puerpério
– As especificidades de cada trimestre
– Entendo os estados incomuns de consciência e suas manifestações
– Revolução de papéis: como era o sistema familiar antes da gestação, como vai se reorganizar? Que lugar eu ocupo dentro de minha família?
– Os diversos tipos de parto e nascimento e as repercussões emocionais
– Sexualidade no ciclo gravídico-puerperal: as mudanças na vida sexual durante a gravidez, conforme os trimestres; parto também faz parte da sexualidade –
como as questões da sexualidade podem afetar as experiências de parto?
– Puerpério, amamentação e sexualidade
– O homem “grávido” e suas experiências emocionais na construção da paternidade
– Luto na perinatalidade
– Como se estabelece a relação médico-paciente, profissional de saúde/cliente e sua influência sobre os processos psíquicos, processos de cura ou adoecimento
– A comunicação: estratégias e os conceitos de aconselhamento e de comunicação não-violenta – pensar a palavra e seu poder de atravessar o corpo e o
psiquismo da gestante, parturiente, puérpera
– Primeiros Socorros Emocionais – pensar nas situações de crise e como oferecer os primeiros cuidados emocionais à mulher, ao casal, ao bebê

:: Responsável: 
Josie Zecchinelli - Psicóloga (CRP 06/91921). Psicoterapeuta Corporal, Especialista em Psicologia da Gestação, Parto e Puerpério. Especialista em Psicologia da Saúde pelo ISPA – Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Lisboa, Portugal. Trabalha com o acompanhamento psicológico de gestantes e casais grávidos desde 2007.

Fiz o curso em novembro/18.
O curso foi muito intenso, não só pelo tema, pelo tempo de duração, mas também pelas vivências e trocas vividas naquele espaço.
E mesmo sendo tão intenso, o conteúdo e o acolhimento foram dados nos momentos certos para que o entendimento racional e emocional fossem acontecendo.
A gestação, parto e puepério é um período muito rico de acontecimentos, de desafios, de dúvidas, de incertezas, de desconstruções. E o curso pode abordar de maneira leve tudo isso, mostrando e sensibilizando na importância do cuidado.
O ponto que me chamou muita atenção foi falar como a comunicação com esta mulher e este homem deve ser feita. A maneira como as palavras chegam ao outro e o como falamos tem um valor tão grande.
O curso me ampliou o olhar e a sensibilidade para este período na vida da mulher. E me levou a muitas leituras e reflexões. Foi um ótimo gatilho para meus estudos e buscas de mais conhecimento.

Agradeço muito pelos 3 dias!
Obrigada
Beijos
Mariana Zanolini

:: Bibliografia Recomendada (não obrigatória):

  • Referências:

MALDONADO, M.T.P. – Psicologia da Gravidez. Petrópolis: Vozes, 1976.
————– Maternidade e Paternidade. Petrópolis: Vozes, 1989.
PAMPLONA, V. – Mulher, Parto e Psicodrama. São Paulo: Ágora, 1990.

REICH, E.; Zornànsky, E. – Energia Vital pela Bioenergética Suave.São Paulo:
Summus, 1998.

Psicologia na prática obstétrica: abordagem interdisciplinar. Vários
Autores. Barueri,SP: Manole, 2007.

Leituras Complementares:

OVERLY,R. – Gentle Bioenergetics – Theory and Tools for Everyone (Chapter
2). USA,NC: Lifestyles Press, 2005.

Prevenção da Neurose: Auto-Regulação a partir do Nascimento – artigo de Eva
Reich, em: Cadernos de Psicologia Biodinâmica, Vol. I. São Paulo:Summus,
1983.

GUTMAN,L. – A maternidade e o Encontro com a própria sombra. Rio de Janeiro:
BestSeller, 2010.

Winnicott, D. W. – Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 3ª ed.,
2006.

BOADELLA, D. – Correntes da Vida: uma introdução à Biossintese. São Paulo:
Summus, 1992.

MALDONADO, M.T.P. – Recursos de Relacionamento para Profissionais de Saúde:
a boa comunicação com clientes e seus familiares em consultórios,
ambulatórios e hospitais. Ribeirão Preto,SP: Novo Conceito, 2009.

ROSEMBERG, M.D. – Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar
relacionamentos pessoais e profissionais.São Paulo: Ágora, 2006.

 
Minha paixão pelo tema se uniu ao amor com que o curso foi ministrado. Então, minha paixão está crescendo conforme as ideias vão saindo do papel. Muitos detalhes, sensações, ideias, são frutos de sementinhas plantadas no curso, sendo no contato com a Josie, sendo no contato de cada mulher que ali estava, todas cheias de belos propósitos.
Josie não nos traz soluções prontas, porém nos traz muitos recursos para que possamos escolher e trilhar nossos próprios caminhos!
Karine