Curso de Extensão

Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério,

para profissionais da assistência à saúde

Aprenda a integrar a psicologia perinatal e

o cuidado informado sobre traumas

em sua prática profissional, protegendo e promovendo a

saúde mental e emocional de mães, bebês e famílias.

O QUE VOCÊ RECEBE COM NOSSO CURSO:

Ao longo de 1 ano de acesso ao curso, você vai ter a oportunidade de acessar mais de 40 aulas gravadas, em seu ritmo.

O conhecimento dos experts vai além da teoria

Josie Zecchinelli, criadora e facilitadora do curso, tem 20 anos de experiência com prática clínica em psicoterapia de base somática e para tratamento de traumas psicológicos, e 16 anos de contínua prática clínica com gestantes, parturientes e puéperas. Essa bagagem de estudo e experiência profissional é compartilhada generosamente e de forma profunda ao longo do curso. Além disso, temos mais de 10 convidados experientes e especialistas facilitando aulas-bônus sobre temas esseciais para que sua prática profissional seja atualizada e bem embasada. Fizemos questão de trazer pessoas que realmente estão mergulhadas neste universo de forma teórica e prática.

Exercícios práticos de cuidado emocional

Em nosso curso você encontra conteúdos, exercícios e vivências que apoiam sua prática de cuidado com a regulação emocional e redução do estresse para as pessoas que você acompanha, e para o cuidado consigo mesma(o) em sua rotina de trabalho. Temos pelo menos 2 encontros ao vivo pelo google meet para partilha de experiências e a prática de exercícios que apoiam a mudança de estados mentais e emocionais, e que podem ser aplicados no contexto perinatal. Você vai ter a oportunidade de experimentar consigo mesma, antes de levar para sua prática profissional, bem como vai ter momentos de autocuidado ao longo do curso.

Certificado que transmite segurança

O Instituto Maternidade Consciente é uma referência no âmbito da assistência humanizada e bem embasada aos temas da saúde mental no ciclo gravídico-puerperal e psicologia da maternidade. Nosso certificado de curso de atualização conta também com a chancela do MEC como curso de Extensão, em certificado emitido pela Faculdade Brasília. Você pode contar com o certificado do Instituto Maternidade Consciente e o da Faculdade Brasília para comprovar as 55h de carga-horária de nosso curso para enriquecer seu currículo em processos seletivos e como profissional atualizado e capacitado perante seu público de atuação.

Proposta: um processo formativo para te ajudar a desenvolver uma prática profissional de atuação na assistência perinatal com escuta empática, acolhimento, apoio emocional, e melhor compreensão dos processos psíquicos que as mulheres, bebês e famílias vivem ao longo de uma gestação, um parto e o puerpério. Ao sair do curso, você será um profissional bem informado sobre a interface entre psicologia perinatal, parentalidade e traumas psicológicos, um forte tema que trabalhamos ao longo de toda esta jornada.

Público-alvo: profissionais de formações diversas na área de saúde - psicólogos, enfermeiros, obstetrizes, médicos, fisioterapeutas, terapeutas, doulas, educadores, etc, bem como estudantes ou profissionais que estejam em transição de carreira, que queiram atuar de alguma forma com assistência a mães, bebês, famílias sob novo paradigma de acolhimento e apoio emocional e mental.


Todo o percurso de aprendizado é teórico-vivencial, ainda que o curso seja online, pois aprofundamos o embasamento teórico numa linguagem acessível e também apresentamos momentos para experimentações de vivências práticas através de exercícios propostos onde serão aplicados alguns dos recursos corporais e vivenciais sugeridos para apoiar a regulação emocional. Aqui desenvolvemos o que chamamos de exercícios de primeiros socorros emocionais.


As 2 aulas ao vivo são dedicadas a experimentação prática do trabalho emocional e sensorial que iremos trabalhar. E ao longo das aulas gravadas ofereceremos propostas de exercícios de reflexão que irão possibilitar seu entendimento sobre o que significa apoiar e acolher envolvendo e observando o corpo em sua prática profissional.


Ao abordarmos o conceito de Primeiros Socorros Emocionais, iremos aprofundar o conhecimento dos recursos que nosso corpo traz e os que podemos desenvolver para reduzir efeitos traumatogênicos em situações de crise entre outros recursos de estabilização emocional, manejo e redução do estresse.

Um curso em que teremos contato com referências da psicologia da saúde baseada em evidências, da psicologia corporal/somática e teoria polivagal, psicologia do trauma e neurobiologia interpessoal, numa perspectiva ecossistêmica.

O que as alunas dizem sobre nosso curso:

(temos mais de 350 comentários elogiando nosso curso,

colocamos aqui apenas alguns exemplos! )

Veja alguns dos temas que abordamos no curso:

Módulo 1 - da gravidez ao pós-parto
  • Integrando fisiologia, psiquismo e um olhar sistêmico acerca do universo emocional da gestação ao puerpério
  • Gravidez no contexto socioeconômico e cultural
  • Os trimestres, suas especificidades e os movimentos psíquicos
  • Gravidez de baixo risco x alto risco
  • Entendo os estados incomuns de consciência e suas manifestações
  • Sexualidade na gravidez
  • O casal grávido
  • O homem perante a gestação
  • Desafios do acompanhamento pré-natal no sistema de saúde e relação com os profissionais
  • Os contextos de parto/nascimento e as repercussões emocionais e mentais
Módulo 2 - Puerpério e Matrescência
  • Revolução de papéis: como era o sistema familiar antes da gestação, como vai se reorganizar? Que lugar eu ocupo dentro de minha família?
  • Sexualidade no puerpério
  • Paternidade ativa
  • Lutos na perinatalidade
  • Matrescência: o desenvolvimento da mãe
  • Vinculação e apego: compreendendo melhor como funcionamos em relação aos tipos de apego
  • Desafios da amamentação x saúde mental
  • Desafios do casal no puerpério
Módulo 3 - Assistência humanizada e bem embasada, na perinatalidade
  • Como se estabelece a relação médico-paciente, profissional de saúde/cliente e sua influência sobre os processos psíquicos, processos de cura ou adoecimento
  • Transtornos de Humor e adoecimento psíquico no período perinatal
  • Cuidar e ser cuidado: a síndrome do salvador e a importância no equilíbrio do dar e receber nas dinâmicas profissionais.
  • A comunicação: pensar a palavra e seu poder de atravessar o corpo e o psiquismo da mulher nas vivências perinatais
  • Compreendendo os mecanismos dos traumas psicológicos e as interferências na realidade da mãe e bebê - caminhos de cuidado e recursos de apoio que podem fazer diferença
  • Primeiros socorros emocionais e o profissional informado sobre traumas
  • Psicologia baseada em evidências científicas aplicada na perinatalidade

Nosso curso é um curso de atualização com extensão universitária reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília. Entenda melhor os benefícios de ser um curso de extensão universitária:

Nosso curso é vinculado a uma instituição de Ensino Superior, a Faculdade Brasília. Diferente do curso livre que não está ligado a uma instituição de ensino.


O curso de extensão universitária pode ser incluído no currículo lattes e pode ser usado na prova de títulos de concursos públicos.


Além do respaldo educacional, um curso de extensão permite que o aluno aumente sua rede de relacionamento, aprimore competências na sua área de atuação, realize cursos mais dinâmicos e com conteúdos mais práticos, voltados para o mercado de trabalho.

A psicologia perinatal é um campo de saber e intervenção que aborda um período específico do ciclo de vida. No curso buscamos trazer as informações essenciais para que sua prática profissional seja adequada às necessidades de mães, bebês, pais e famílias no ciclo gravídico-puerperal, com alta qualidade e cuidado, tanto com relação ao profissional, quanto para aqueles de quem cuida.


Clique aqui para ver informações de nosso curso também no site de cursos de extensão da Faculdade Brasília

Depoimento de Denise Delmonte

Denise Delmonte @psicologadenisedelmonte, Psicóloga, conta como foi sua experiência de participar do curso de Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério conosco. Ela foi aluna no curso presencial em 2015 e retornou em 2020 para atualizar-se no curso online.

Depoimento de Carla Sabrina

Carla Sabrina @carlasabrinapaulo, Psicóloga, fez o curso presencial em 2018 e o aprofundamento em primeiros socorros emocionais em 2020, online, e conta sobre sua experiência. Hoje ela facilita um grupo de pré-natal psicológico gratuito pela Lumos, além do trabalho com a clínica individual.

Depoimento de Fernanda Toledo

Fernanda Toledo @travessiamaterna, Psicóloga, conta sobre como o curso de Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério foi um diferencial em sua trajetória formativa. Ela fez o curso presencial em 2014 e retornou para fazer o curso online em 2020.

Depoimento de Carolina Luz

Carolina Luz @carolluz_psi, Psicóloga, participou do curso presencial em 2017, e do aprofundamento online em 2020. Através dos conteúdos aprendidos no Instituto Maternidade Consciente, conseguiu estabelecer com sucesso sua prática profissional com gestantes e puéperas.

Depoimento de Fernanda Furlan

Fernanda Furlan @psicologa.ferfurlan, psicóloga e participou de nosso curso na versão presencial em 2016, e em 2020 participou de nosso curso de aprofundamento online. Fernanda tem sido parceira do Instituto na facilitação dos encontros de grupo de apoio a gestantes.

Depoimento de Luciana Leite

Luciana Leite @luleited.psic, Psicóloga, participou do curso presencial em 2012, e do aprofundamento online em 2020. Luciana seguiu com o trabalho de apoio a gestantes e puérperas, além de desenvolver trabalkho específico de apoio a mães solo e também realiza capacitação de profissionais da perinatalidade.

"Pude realizar este curso presencialmente durante 8 anos consecutivos, foram trocas e experiências riquíssimas, teoria e vivência! Agora este conhecimento pode alcançar pessoas em todo o mundo, estou constantemente ampliando e atualizando os conteúdos para proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem no formato online. Você tem a vantagem de aprender e trocar com profissionais que estão mergulhados na prática profissional há anos, mas que também estão alinhados com o desenvolvimento profissional contínuo e a fundamentação científica atualizada, com forte comprometimento

com a ética e a humanização da assistência."


— Josie Zecchinelli

Em breve mais informações sobre o curso!

Instituto Maternidade Consciente

2024