Grupo de Apoio a Mães no Puerpério
(Pós-parto)

Puerpério é um período em que nos sentimos no tempo fora do tempo, espaço fora do espaço, pois a vida dentro de nossa casa, de nossa realidade, se torna muito diferente do mundo lá fora. Costumo dizer que o puerpério é um tempo em que nos sentimos dentro de uma caverna. Às vezes o ambiente de casa pode até mesmo ficar tão pesado ou escuro quanto uma caverna. Puerpério pode durar em torno de 2 a 3 anos, dependendo de como a mãe se sente nessa intensa fusão que a gente vive em relação ao bebê, esteja amamentando ou não. Puerpério tem muita relação com esse sentimento de estar ainda muito colada ao nosso filhote, e é um tempo muito particular de cada mãe.

Nos sentimos isoladas, o ritmo da rotina difere de tudo que havia antes, entre mamadas intermináveis, noites que emendam com dias, comer comida fria, não conseguir mais sequer tirar o pijama ou mesmo andar com as tetas de fora pela casa, podemos nos sentir literalmente como se não soubéssemos mais quem somos. Falar de tudo isso, em meio a privação de sono, baby blues, sentimentos conflitantes, memória afetada, pode ser muito complexo e difícil. Evitamos sair de casa, seja pelo trabalho que dá, seja por receio de levar o bebê para fora, mas esquecemos que tem um outro ser ali dentro ansioso por conexão com outros adultos: uma mãe, uma mulher, que sobrevive em meio a tudo isso, a ponto de enlouquecer. Como seria cruzar a fronteira da porta e realmente se aventurar a ir ao encontro de si mesma?

Pode vir acompanhada do bebê, pode vir sozinha, se preferir. Mas venha. Venha na sua direção, venha na direção da sua saúde mental e física. Venha cuidar de você, venha se olhar de outros ângulos e por outros olhares. Venha se ouvir, venha falar ou venha simplesmente escutar e sentir. Venha se permitir. Este é o convite deste grupo. Regularmente, aqui em Recife, te espero para este encontro entre mulheres. Um encontro que tem efeito terapêutico, curativo e preventivo. Um encontro de amor, acolhimento, respeito e empatia. Coisa que sabemos que às vezes podem ser bem raras na realidade de muitas mães.

Acompanhe aqui nossa programação, ou por nossas redes sociais, e simplesmente, ou mesmo que com esforço, venha!
Cada encontro tem um tema em torno do qual iremos conversar, trocar experiências, visualizar ferramentas e caminhos possíveis para lidar - estes são grandes diferenciais deste trabalho, é mais do que mera conversa, é um
VERDADEIRO REENCONTRO TRANSFORMADOR COM VOCÊ MESMA!! Vem?!

Investimento:
Para cada encontro, pedimos a contribuição financeira consciente, que pode ser de 40 reais ou o valor que você puder disponibilizar, seja mais ou menos. Este investimento custeia o uso do espaço e a possibilidade de seguirmos oferecendo estes encontros de forma acessível, para quem pode e quem não pode arcar com o valor.

Onde:
Instituto Maternidade Consciente
Estrada do Encanamento, 846 - sala1201
Casa Forte - Recife
Facilitadora:
Josie Zecchinelli
Psicoterapeuta Corporal e Perinatal