Conheça a Terapia EMDR, uma abordagem para traumas, fobias, ansiedade, medos

O que é terapia com EMDR?

EMDR significa dessensibilização e reprocessamento por meio do movimento ocular. É uma forma de terapia que ajuda as pessoas a se curarem de traumas ou outras experiências de vida angustiantes. A terapia com EMDR foi extensivamente pesquisada e demonstrou eficácia no tratamento de traumas.

Compreendendo melhor a EMDR:

Nosso cérebro tem uma maneira natural de se recuperar de memórias e eventos traumáticos. Esse processo envolve a comunicação entre a amígdala (o sinal de alarme para eventos estressantes), o hipocampo (que auxilia na aprendizagem, incluindo memórias sobre segurança e perigo) e o córtex pré-frontal (que analisa e controla o comportamento e a emoção). Embora muitas vezes as experiências traumáticas possam ser gerenciadas e resolvidas espontaneamente, pode acontecer de não serem processadas sem ajuda. As respostas ao estresse fazem parte de nossos instintos naturais de luta, fuga ou congelamento. Quando a angústia de um evento perturbador permanece, as imagens, pensamentos e emoções perturbadoras podem criar sentimentos de opressão, de estar de volta naquele momento ou de estar "congelado no tempo". A terapia EMDR ajuda o cérebro a processar essas memórias e permite que o corpo retome sua capacidade de recuperar-se. A experiência ainda é lembrada, mas a resposta de luta, fuga ou congelamento do evento original está resolvida. 

Qual a diferença entre EMDR e outras terapias?

A terapia EMDR não exige que você fale detalhadamente sobre a questão angustiante ou faça as tarefas de casa entre as sessões. O EMDR, em vez de focar na mudança de emoções, pensamentos ou comportamentos resultantes do problema angustiante, permite que o cérebro retome seu processo natural de cura. A terapia EMDR foi projetada para resolver memórias traumáticas não processadas no cérebro. Parte da terapia inclui movimentos oculares, sons ou toques alternados. Para muitos clientes, a terapia EMDR pode ser concluída em menos sessões do que outras psicoterapias.

Quem pode se beneficiar da terapia com EMDR?

A terapia EMDR ajuda crianças e adultos - de todas as idades. Os terapeutas usam o EMDR com uma ampla gama de desafios, tais como:

  • Ansiedade, ataques de pânico e fobias

  • Doença crônica e problemas médicos

  • Depressão e distúrbios bipolares

  • Distúrbios dissociativos

  • Distúrbios alimentares

  • Luto e perda

  • Dor

  • Ansiedade de desempenho

  • Transtornos da personalidade

  • TEPT e outros problemas relacionados a trauma e estresse

  • Agressão sexual

  • Distúrbios de sono

  • Abuso e dependência de substâncias

  • Violência e abuso

Experimentando a terapia EMDR

Depois que o terapeuta e o cliente concordam que a terapia com EMDR é uma boa opção e começam a trabalhar juntos, o cliente será solicitado a se concentrar em um evento específico. Será dada atenção a uma imagem negativa, crença e sentimento corporal relacionados a esse evento e, em seguida, a uma crença positiva que indicaria que o problema foi resolvido. Enquanto o cliente se concentra no evento perturbador, o terapeuta inicia conjuntos de movimentos, sons ou toques oculares de um lado para o outro. O cliente será orientado a perceber o que vem à mente após cada conjunto. Eles podem experimentar mudanças na percepção ou alterações nas imagens, sentimentos ou crenças em relação ao evento. O cliente tem controle total para interromper o terapeuta a qualquer momento, se necessário. Os conjuntos de movimentos oculares, sons ou toques são repetidos até que o evento se torne menos perturbador.

Uma sessão de terapia EMDR típica dura de 60 a 90 minutos. A terapia EMDR pode ser usada dentro de uma terapia de fala padrão, como uma terapia adjuvante com um terapeuta separado ou como um tratamento por si só.

Existem 8 fases na terapia com EMDR. Para saber mais sobre as 8 fases individuais, clique aqui.

A terapia com EMDR pode ser feita sem um terapeuta treinado em EMDR?

A terapia EMDR é uma intervenção em saúde mental. Como tal, só deve ser oferecida por profissionais de saúde mental (psicólogos e médicos com formação) devidamente treinados e licenciados. Não apoiamos, nem recomendamos usos indiscriminados da terapia EMDR, como a terapia virtual no estilo "faça você mesmo".

livre tradução e adaptação, de textos do site www.emdria.org

Se você é profissional da saúde e quer aprender a trabalhar com os primeiros socorros emocionais na perinatalidade, conheça nosso curso de extensão online! Seja um profissional da perinatalidade informado sobre trauma. Se você é psicoterapeuta de EMDR, conheça nosso processo de certificação para atuar com gestantes e mães no puerpério - temos alta procura por profissionais de EMDR capacitados em perinatalidade, e poucos profissionais para indicar. Conheça e faça parte de nossa Rede de Psicólogos Perinatais Maternidade Consciente.
Entre em contato conosco.

Josie Zecchinelli

Psicóloga e fundadora do Instituto Maternidade Consciente

Anterior
Anterior

O Que Esperar do Pós-Parto: Desvendando Segredos do Puerpério

Próximo
Próximo

O exercício da parentalidade: maternidade e maternagem conscientes - entrevista completa (áudio)